Inbound Marketing

  • 03 Jun
    Afinal, o que é Inbound Marketing?

    Afinal, o que é Inbound Marketing?

    Inbound Marketing é um conjunto de estratégias combinadas, baseadas em conteúdo educativos que tem como objetivo atrair de forma voluntária, visitantes para o site da empresa. A Ideia é atrair usuários qualificados e criar relacionamento com estes e que ao contrário do processo de marketing convencional, não oferece diretamente propagandas.

    O termo Inbound Marketing pode ser traduzido como marketing de atração e sua principal diferença com o processo de marketing tradicional é que nesse processo, o cliente é atraído através de conteúdo rico e autoral, entrando em um processo de criação de relacionamento.

    As Etapas do Inbound Marketing

    A estratégia do Inbound Marketing para se torne eficiênte, deve seguir as seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Conheça, como funciona:

     

    Atrair

    Atrair

    A primeira fase do processo de inbound Marketing - Atração, um dos grandes diferenciais do processo convencional de Marketing, atrair potenciais clientes e que na maioria das vezes ainda não estão prontos para a compra. O primeiro passo então é identificação do perfil de nosso público alvo, esses clientes ideais são freqüentemente designados como Personas. Entender seu público será de grande importância quando começarmos a produzir o conteúdo que visará atrair usuários interessados no produto/serviço da empresa.

    Converter

    Converter

    Agora que você tem a atenção deles, é hora de converter esses visitantes em leads. Isso envolve a coleta de informações de contato e geralmente, você terá o nome completo, endereço de e-mail e algumas informações úteis. A maioria das pessoas ficam muito cautelosa quando se trata de disponibilizar de seu endereço de e-mail. Então, para fazê-los querer entregar, você precisa oferecer algo de valioso em troca, algo que realmente seja interessante e ajude de alguma forma.

    Relacionar

    Relacionar

    Não é por que temos o contato e a permissão deste cliente em potencial, que vamos enviar "goela a baixo" e-mails de vendas ou contatos telefônicos. Se entendermos que este visitante possui uma "Jornada de Compra" e que na maioria das vezes, ele ainda está num processo anterior que precede a decisão de compra, saberemos que ainda não estão prontos para uma bordagem de vendas, mas sim de relacionamento. Trabalhar com "Materiais educativos" através de campanhas monitoradas de e-mail marketing.

    Fechar a venda

    Fechar a venda

    O próximo passo na estratégia de Inbound marketing é converter seus contatos em clientes reais. Isso pode ser alcançado através de ferramentas de Automação de marketing que gerenciam todo o processo deste sistema. Estas ferramentas trabalham integrando e-mail marketing, CRM e outras ferramentas.

     

    Bom, é claro que o processo não para por aí. Depois da convertido, o agora cliente entra em outra fase de relacionamento e análise. 

    Bom, se você se interessou e gostaria de saber mais sobre Inbound Marketing, ou mesmo se este processo pode ser interessante para sua empresa. 

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    João Karim

    MBA em Marketing Digital, graduado em marketing e tecnólogo em design gráfico, João Karim é Especialista em marketing político credenciado pela ABCOP - Assoc. Bras. de Consultores Políticos, é membro diretor de Marketing Digital da AMMA - Academia Mineira de Marketing e certificado como GCP - Google Certified Professional para desenvolvimento de campanhas de links patrocinados.

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